segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dia Mundial de Luta contra a Homofobia e a Transfobia

Todos os dias, há jovens que são vítimas de discriminação e preconceito por se afirmarem ou serem percepcionados como lésbicas, gays, bissexuais ou transgéneros.

São insultados, excluídos, agredidos verbal ou fisicamente, pressionados a esconder ou a mentir acerca de uma parte fundamental das suas vidas.

Segundo o Eurobarómetro de 2009 sobre discriminação na União Europeia, a orientação sexual é o motivo mais comum de discriminação em Portugal, com 58 por cento dos inquiridos a considerar comum esta forma de discriminação.


Por estas e outras razões, comemora-se a

17 de Maio

o

Dia Mundial de Luta contra a Homofobia e a Transfobia



Pelos quatro cantos do mundo, este dia é assinalado por iniciativas de sensibilização e combate à discriminação. E Portugal, claro, não será excepção.

É já na próxima 3a-feira.

Vem partilhar este dia com a rede ex aequo - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes Smiley



COMO?


Em Coimbra...

MARCHA CONTRA A HOMOFOBIA E A TRANSFOBIA
17h00, Jardins do Convento de Santa Clara

À semelhança do ano passado, um conjunto de associações e pessoas individuais voltam a juntar-se para mais uma vez assinalarem, em Coimbra, o Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia e Transfobia com uma Marcha. O lema este ano é "transForma-te" e procura-se conquistar mais direitos e liberdades!

A concentração está marcada para as 17h00 nos Jardins do Convento de Santa Clara. A Marcha tem saída às 17h30 da Avenida João das Regras e passará pela Ponte de Santa Clara, Praça da Portagem, Rua Ferreira Borges, Visconde da Luz, com chegada à Praça 8 de Maio.

Website
Facebook


Em Lisboa...

ABRAÇOS GRÁTIS
17h00, Praça do Oriente (Gare do Oriente), Parque das Nações

Vem receber e dar abraços contra a discriminação de lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros (LGBT) com a rede ex aequo!

Entre as 17h30 e as 18h30, estaremos a dinamizar um evento de FREE HUG {Abraço Grátis} contra a discriminação, no qual ofereceremos um abraço a quem passa e explicaremos como é importante comemorar este dia. Porque é importante que toda a gente saiba.

Como podes participar? Basta ir ter à Gare do Oriente às 17h00. É muito fácil localizar-nos, vamos estar junto de um grande placard alusivo à comemoração!

Se puderes, traz um adereço roxo. Qualquer um serve: uma t-shirt, um casaco, umas calças, um lenço... Queremos formar uma enorme mancha roxa contra a discriminação. E traz amigos! Prometemos uma experiência divertida e inesquecível.




Via: Rede Ex Aequo

2 comentários:

  1. Sabes, nem sabia da existência deste dia até hoje! Fico contente por saber que existe. Mas ficarei mais contente com o dia em que deixar de existir por já não fazer sentido! :(
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Também recebi. Gostava mesmo de ter ido.

    ResponderEliminar

Váááá, escreve lá no que estás a pensar, vá lááá, não sejas preguiçoso. :x